A experiência nos permitiu refletir sobre como podemos melhorar nossa capacidade pulmonar, realizando exercícios físicos, respirando corretamente, entre outros cuidados. Também estudamos as medidas de capacidade e realizamos tabelas e gráficos com os resultados obtidos. Abaixo descrevemos a experiência e registro das atividades.
QUEM TEM OS MAIORES PULMÕES?
Podemos medir a quantidade de ar que libertamos numa só expiração?
Como saber a quantidade de água que saiu do garrafão?
Material:
Garrafão de plástico de 5 litros
Tubo de borracha
Bacia de plástico
Caneta de acetato
Vasilha com escala graduada ( medidor de líquidos )
Procedimento:
Com a ajuda de um medidor de líquidos, despeja 500 ml de água para dentro do garrafão .
Marca exteriormente o nível com o marcador.
Vai adicionando o mesmo volume de água até o encheres, marcando a linha dos 1000 ml , 1500 ml, ...
Enche aproximadamente metade da bacia com água.
Coloca a rolha no garrafão e mergulha o gargalo na bacia.
Com a ajuda de um colega retira a rolha do garrafão, sempre com o gargalo mergulhado na água da bacia, e introduz o tubo de borracha no interior do garrafão: verifica se o tubo não fica trilhado no gargalo do garrafão.
Inspira profundamente, enchendo o mais possível os pulmões de ar. Coloca a boca na extremidade do tubo e expira lentamente todo o ar possível.
Tapa rapidamente a extremidade do tubo com o dedo; retira o tubo com cuidado de dentro do gargalo do garrafão, que deve permanecer sempre mergulhado na água.
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Gostei muito da atividade, consegui aprender sobre a respiração. Adorei a foto. Brenda 4º ano A
ResponderExcluirnaum entendi
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